terça-feira, 7 de setembro de 2010

A independência do Brasil, sera mesmo?


Dia 7 de setembro de 1822, D.Pedro I, vindo de santos, declara a independência do brasil, as margens do rio Ipiranga. Mas será mesmo que foi melhor o brasil ter se tornado independente, ou ainda, será mesmo que ele se tornou independente?
Vemos até os dias de hoje, que o brasil, vive as custas de outras paises, quando digo "vive as custas" quero dizer que o brasil só consegue realizar seus projetos com ajuda de outros paises mais fortes do Planeta. Um exemplo atual, e o descobrimento de petroleo na camada pré-sal, o brasil não diz, mas ele recebe ajuda de empresas dos E.U.A que são suas maiores compradoras. As maquinas usadas para a retirada do petroleo e basicamente comprada do exterior, tirando alguns materiais que são feitos aqui no brasil.

Mas esse não e o pior fator, o Brasil ainda e um grande "comprador de cultura", o nossa pais foi totalmente invadido pela cultura norte americana durante a ditadura militar, tudo isso com intuito de cegar a população do que estava acontecendo, com isso produtos de todos os tipos entraram no Brasil, desde camisinhas até tanques de guerra. Acontece que apesar do fim da ditadura militar, o Brasil ainda continua dependente desses paises, e como nunca consumimos suas culturas, como por exemplo a invasão da cultura nipônica no mercado de quadrinhos brasileiros, ou então, as radios que se dizem Brasileiras e só passam musicas gringas.

Podemos então dizer que o brasil e Independente? Talvez, mas nosso pais ainda depende muito dos outros para se chamar independente, ao meu ver essa idéia de independência em paises e totalmente abstrata e não funciona em um mundo onde tudo está interligado como é no mundo da Economia mundial, o mais correto seria dizer que o brasil se tornou um pais livre de portugal apenas, e não independente do mundo

Para mais informações sobre o tema:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Independ%C3%AAncia_do_Brasil

Um comentário:

  1. olá sou estudante de história estou no ultimo ano da faculdade e lá é onde realmte aprendemos que estas datas civicas so serve mesmo pra privilegiar os "herois" da patria herois estes que sempre eram da classe alta!
    Não existe idependencia!Ainda somos escravos hoje em dia da globalização!

    Aline Bezerra
    Visite meu blog tmb

    http://amorinfintoporeles.blogspot.com/

    ResponderExcluir